ENQUADRAMENTO

O Escolhas é um programa nacional implementado pelo governo em 2001, promovido igualmente pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens que vivam em contextos sócio económicos vulneráveis, visando a que tenham a mesma igualdade de oportunidades e um reforço evidente de coesão social. Atualmente na sua 5ª geração, que decorrerá até o ano de 2015, o Programa Escolhas mantém protocolos com os consórcios de 110 projetos locais de inclusão social em comunidades de certa vulnerabilidade, e com a opção de financiar mais de 30 projetos, a maior parte dos quais localizados em territórios onde se concentram descendentes de imigrantes e também minorias étnicas.

FRAMEWORKS

SCHOOLS is a national program started by the government in 2001, promoted by the Presidium of the Council of Ministers and integrated into the program of activities by the Supreme Commission on Migration and intercultural Dialogue. The program is aimed to promote the social iclusion of children and youth living under the conditions vulnerable from social and economical point of view, providing them with the equal opportunities and strengthening in such a way the social cohesion. Being on the 5th stage of its implementation which will last till 2015, The Program SCHOOLS supports protocols on 110 projects of the social inclusion in the most vulnerable communities , with an option of financing 30 more projects , part of them at the territories where the persons with migrants background and ethnical minorities are concentrated.

O PROJECTO

Havendo a consciência de bairros em Lisboa com problemáticas acentuadas de desigualdades de oportunidades, de exclusão social, provenientes também do facto de pertencerem a um grupo com graves carências económicas e sociais, era preciso pensar em soluções que, a seu tempo, fossem dando frutos de inclusão social, de melhores oportunidades, de igualdade de escolhas. Numa primeira fase de implementação, em 2001, tornou-se num Programa para a Prevenção da Criminalidade e Inserção de jovens desses bairros de Lisboa, mas também do Porto e Setúbal. Durante esse período, de 2001 a 2003, foram implementados 50 projetos que envolveram mais de 6.000 destinatários. Deste sucesso nasce o Escolhas 2ª Geração, em Maio de 2004, e que se estende até 2006. Partindo-se da experiência e da aprendizagem obtida no programa anterior, são abertos novos desafios e redireciona-se a ação do programa para a prevenção da criminalidade e para a promoção da inclusão social. O modelo de atuação é reajustado, e em vez de partir de uma lógica centralizada, passa a ser um programa assente em projetos localmente planeados. Procura-se o apoio de instituições locais, que se tornam parceiros fundamentais – as escolas, os centros de formação, as associações locais, as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), colectivos locais e outros. A estes parceiros foram lançados os desafios para a concepção, implementação e avaliação de projetos. Durante este período, são financiados e acompanhados cerca de 87 projetos em todo o país, elevando o número de destinatários abrangidos para 43.200, distribuídos por 54 concelhos.

O número de projetos e destinatários continuaria a subir na terceira geração do Programa Escolas, que entre 2007 e 2009 chega a 81.695 crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 24 anos, provenientes todos eles de contextos socioeconómicos bastante vulneráveis, e sobretudo expostos a uma evidente exclusão. Nesta altura o programa alarga o seu raio de ação a 71 concelhos de todo o território nacional. Todos eles assinalados com necessidades específicas de atuação, no âmbito em que o Programa Escolhas pretendia atuar.

Entre 2010 e 2012 o Programa Escolhas chega uma nova fase, a 4ª geração exige uma renovação do trabalho até aqui realizado junto das crianças e jovens. Considerado como um instrumento fundamental no trabalho de inclusão social em todo o território, e reconhecida que é a sua capacidade de atuação e de intervenção nesses contextos, o Governo decide prolongar o programa, mas desta vez escolhe reforçar a sua presença no terreno, aumentando o seu financiamento global e, consequentemente, o número de projetos a apoiar. Partindo uma vez mais da experiência acumulada ao longos dos anos e de todo o trabalho conseguido localmente, pretendeu-se no entanto introduzir alguns aspetos que pudessem reforçar a qualidade global das ações desenvolvidas, melhorando o seu carácter de ajuda solidária de inclusão e não estigmatização. Das quatro medidas já existentes, e que eram as premissas de atuação até à data: 1. Inclusão Social e Educação Não Formal 2. Formação Profissional e Empregabilidade 3. Participação Cívica e Comunitária 4. Inclusão digital Juntou-se uma quinta, que parecia fundamental , e que visava estimular o 5.Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens

As outras propostas foram um reforço às ideias já existentes e aplicadas: a) Empregabilidade e a Formação profissional b) Maior Diferenciação dos Públicos Alvo c) Consolidação dos Consórcios d) Diferenciação e Modularidade no Financiamento e) Adoção de um Modelo Misto de Acesso f) Formação Centrada em Produtos g) Apoio a Iniciativas dos Jovens h) Incentivo à sua Participação

Os resultados globais atingidos nesta fase foram surpreendentes. Com mais de 89 mil participantes, foram realizadas cerca de 760 mil sessões de trabalho com crianças e jovens. Deste trabalho conseguiu-se a reintegração escolar, formação e emprego de 9.776 jovens que se encontravam anteriormente desocupados; 86,7% de sucesso escolar global no ano lectivo de 201/2012, para a população abrangida no programa; quase 14 mil certificações no domínio das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).

CONCRETIZAÇÃO

RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL Neste momento o Programa Escolhas é reconhecido como uma das políticas públicas mais eficazes e eficientes na promoção da Inclusão social de crianças e jovens em risco, nomeadamente dos descendentes de emigrantes e minorias étnicas. 2002 – Selecionado pelo Conselho da Europa como Boa Prática no Combate à Violência Quotidiana.

2003 – Vencedor do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, atribuído pela Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade, da Comunidade Europeia.

2007 – Selecionado como Boa Prática no ‘Handbook for Integration’, publicado pela Comissão Europeia.

2008 – Identificado como uma das sete Boas Práticas Mundiais no 1º relatório Mundial sobre Segurança nas Comunidades, atribuído pelo International Center for the Prevention of Crime (Canadá)

2010 – Os Centros de Inclusão Digital, CID@NET são selecionados enquanto Boa Prática no ‘II Handbook for Integration’ publicado pela Comissão Euroepeia.

2011 – Seleção como Boa Prática no Combate ao Abandono Escolar Precoce, atribuído pela Comissão Europeia.

Seleccção enquanto Boa Prática portuguesa no âmbito da Prevenção da Delinquência Juvenil, atribuía pelo Ministério da Administração Interna através do European Crime Prevention Award.

2012 – Referido como exemplo no Empowement Handbook do Fundo Social Europeu, no seguimento do convite para participar na Rede Europeia de Aprendizagem sobre o Empowment e a inclusão.

RECURSOS ESCOLHAS

O Programa Escolhas resume trinta e três Recursos que resultam de um processo contínuo de sistematização de práticas de intervenção social levadas a cabo pelos projetos locais que se apoiaram no programa. Estes recursos devem ser entendidos como versões em permanente desenvolvimento e mudança, de acordo com as necessidades que vão sendo apresentadas. São chamados Recursos no sentido em que as experiências tidas localmente ao longo dos anos com as várias necessidades a que o Programa Escolhas se adequava, foram colmatadas em 33 pastas ou kits com materiais e diretrizes que ajudam a replicar as ideias que obtiveram sucesso em determinados locais. Essas diretrizes são, de certa forma, plásticas, podendo evoluir ou adaptar-se de acordo com a situação a que esta a ser aplicada. Por outras palavras, qualquer iniciativa local, que queira adoptar o Programa Escolhas, pode ter acesso a estes Recursos, que são autênticos guias de práticas de intervenção social que resultaram em grande sucesso. As 33 propostas de trabalho que aqui vão ser apresentadas, foram agrupadas em cinco grupos de intervenção: 1. Interculturalidade 2. Orientação Vocacional e Percursos Integrados 3. Empreendedorismo e Participação Cívica 4. Desenvolvimento de competências Pessoais e Sociais 5. Inovação Pedagógica

O lema de todas elas é: Fazer Escola com o (Programa) Escolhas. De seguida faz-se uma resenha sumária de cada prática que teve lugar em determinado contexto e que serve agora de exemplo para outras.

1. PROJETOS DE INTERCULTURALIDADE

A. UM AMARELO DE TODAS AS CORES

A ideia é a promoção de competências autorregulatórias nas crianças, sendo também um veículo para a continuidade escolar e consequente formação profissional das crianças ciganas. Pretende colmatar a ausência de recursos pedagógicos que promovam a inclusão social da comunidade cigana nas escolas e também na comunidade onde se encontram inseridas. Por questões culturais, a comunidade tende a não valorizar a frequência da escola pelas suas crianças. Não sendo um ambiente hostil, a escola aparece contudo como um contexto desconhecido, do qual os pais tendem a proteger as suas crianças.

B. FUTEBOL INCLUSÃO SOCIAL

Este recurso surge da necessidade de se criarem respostas que promovam a ocupação salutar dos tempos livres de crianças e jovens de um bairro social, a par com a promoção de hábitos de vida saudável. Através da educação para os valores, educação para a cidadania e a educação para uma vida saudável e responsável, este recurso pretende contribuir para o aumento da prática desportiva e de hábitos de higiene, aumento da consciência social, aumento das competências pessoais, e das competências de cidadania entre os jovens da comunidade local de um bairro em Gaia, Porto.

C. TEATRO IBISCO

O Concelho de Loures, vasto e economicamente desfavorecido, integrando etnias diferenciadas e uma camada de população com graves problemas económicos, entendeu a urgência de se atuar para minimizar os conflitos inter bairros existentes e que se estavam a fazer sentir, sobretudo nos finais de 2008. O Teatro Ibísco espelha muito concretamente uma metodologia de trabalho que possibilitou juntar 6 territórios (alguns rivais), uma equipa técnica com formas de trabalho diferenciadas do que conheciam, parceiros públicos e privados e ainda um encenador capaz de fazer um trabalho mágico em termos pessoais e socais junto dos jovens que acabaram por integrar o projeto de teatro. O objectivo básico é a ocupação dos jovens, formando-os em diferentes áreas de teatro, de forma a promover igualmente o desenvolvimento de competências sociais e pessoais e ajudar a aproximação de diferentes territórios.

D. O BAIRRO É...

O projeto +Skillz, sedeado no Bairro Alto, em Lisboa, surge como uma resposta evidente e inovadora, assente na aquisição de competências escolares, profissionais, sociais e pessoais junto de crianças e jovens, dos 11 aos 24 anos de idade, em situação de maior vulnerabilidade, e que vivem nas zonas da Baixa-Chiado e Bairro Alto, bairros muito antigos e mais centrais da cidade de Lisboa. O Bairro Alto, é uma comunidade onde as relações de identidade e pertença à comunidade se começam a desvanecer dentro do tecido urbano. Este factor é agravado pela existência de uma dicotomia entre a vida noturna/diurna, por uma grande heterogeneidade de praticas culturais (o popular e o alternativo cultural e cosmopolita) e por uma crescente diversidade cultural (os autóctones e os recém chegados). Um bairro com uma população envelhecido, onde habitam os bares e toda uma atração turística. A ideia foi a criação de um percurso histórico, étnico e ou cultural em comunidades locais, onde os participantes dos percursos são levados a conhecer os recursos existentes, as pessoas que lá residem e a identidade dos locais.

E.MÃCHEIA DE CHABORRILHOS

O Projeto Encontros, que materializa o Mãcheia de Chaborrilhos, é uma intervenção de cariz comunitária procurando lutar contra o abandono escolar e o insucesso escolar das comunidades ciganas de Sobral de Adiça e Póvoa de S. Miguel , no concelho de Moura, Alentejo. O projeto quer a interculturalidade entre as etnias ciganas e não ciganas nas escolas básicas do concelho através do aumento de conhecimentos sobre as respetivas culturas e pelo incentivo à mistura social. Mãcheia de Chaborrilhos é um manual que inclui ferramentas e sugestões ara trabalhar a educação para interculturalidade em escolas onde coexistam várias etnias culturais.

2. ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PERCURSOS INTEGRADOS

A. LIGA-TE

O recurso Liga-Te foi desenvolvido no Bairro do Alto da Cova da oura, no concelho da Amadora, arredores de Lisboa, no âmbito do projeto NuKre. Durante o decorrer dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos técnicos, foram identificadas fragilidades ao nível das competências pessoais e sociais dos jovens. Esse lapso poderá constitui um obstáculo à sua inserção profissional e/ou formativa no mercado de trabalho. Tendencialmente, neste território, os jovens possuem reduzidas habilitações literárias e, ao mesmo tempo, falta de conhecimentos ou aptidões em áreas mais técnicas de trabalho ou profissionalizantes. Aliado a isto, questões como a baixa auto estima, pouca autonomia, a desmotivação e a indiferenciação face ao seu futuro, não ajudam a que aconteça uma mudança efetiva da sua vida, à semelhança do resto da sua comunidade. Por outro lado, contudo, possuem um forte sentimento associativo e comunitário, uma ideia de grupo e de pertença, e recursos pessoais que bem explorados e direcionados, ou potencializados, poderão constituir mais valias ao processo de inserção no mercado de trabalho ou na sociedade. O Liga-Te consiste nisso mesmo, é um programa de desenvolvimento de competências cujo objectivo consiste na potencialização da inserção profissional /ou formativa dos jovens do Alto da Cova da Moura, através da orientação vocacional e da orientação por percursos integrados.

B. CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA

A ideia da construção manual nasce da identificação de vários desafios, que estiveram na origem da implementação do projeto ORIENTA.TE, no concelho de Cascais, Lisboa. São eles a existência de jovens residentes em bairros vulneráveis, com baixas expectativas face ao futuro e fraca capacidade de mobilizar recursos e para além de uma dependência nas respostas tradicionalmente assistencialistas. A ideia é inverter este processo e as capacidades técnicas e o recurso a instituições, que apoiem a construção de projetos de vida para a população mais jovem, aumentando a sua possibilidade de escolhas, a sua autonomia, alargando o leque das suas expectativas futuras e sobretudo, através de coaching e mentorias e sociopsicodramas, a sua efetiva inclusão social e profissional no território que habitam e não só no seu bairro, fazendo-o de forma de forma sustentável.

C. PACKAGE FAZ-TE À VIDA

A freguesia da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, Lisboa, é um território de grande fragilidade assinalado pelos problemas que se verificam sobretudo ao nível do abandono escolar precoce, motivado essencialmente pela dificuldade no exercício das funções executivas e também de controlo parental. Há pouco envolvimento com a escola, uma desvalorização da mesma no seio familiar, e também por questões de ordem económica, com algumas situações muito graves. O package Faz-te à Vida consiste num conjunto de instrumentos de suporte à estruturação de percursos, objectivos e ações, que possam estruturar os passos que podem ser dados por cada jovem ou grupo de jovens, na construção de um futuro mais consistente, que vá ao encontro de uma possibilidade de diferentes sonhos, numa perspectiva de auto determinação e promoção do Empowment. Pretende-se essencialmente contribuir para a redução de respostas imediatistas, promovendo antes as escolhas ponderadas, a melhoria e o planeamento da tomada de decisão, a promoção de auto conhecimento e a valorização no criar de expectativas realistas e alcançáveis. A metodologia deste projeto desenvolve-se a partir de um plano/esquema gráfico que contempla sete passos considerados fundamentais para a construção de projetos de vida.

3. EMPREENDEDORISMO E PARTICIPAÇÃO CÍVICA

A. BIJUTERIA CRIATIVA

Este projeto foi desenvolvido na Costa da Caparica, com o projeto D.A.R à Costa. O recurso Bijutaria Criativa pretende responder á necessidade de reduzir o abandono escolar promovendo o empreendedorismo e contribuindo para a formação de jovens e crianças. Este recurso te como ideia fundamental desenvolver e formar competências empreendedoras que permitam aos jovens a permanência na escola e a criação do seu próprio emprego ou projeto. Acredita-se que o desenvolvimento de competências sociais e profissionais numa metodologia ativa consegue ainda enriquecer os destinatários ao nível da autonomia e da iniciativa.

B. READY, SET,GO

Este recurso constitui uma ferramenta para jovens que pretendam criar uma associação juvenil, bem como para facilitadores ou técnicos que acompanhem e dinamizam grupos de jovens no sentido de ajuda à constituição de uma associação. Partindo da experiência de três associações juvenis, constatou-se a necessidade de apoiar os processos de criação e gestão de associações juvenis, uma vez que, regra geral, estes processos apresentam lacunas ao nível do seu crescimento e da sua estruturação – seja no campo formal, em questões práticas ou na gestão de conflitos quando se trata de um grupo de pessoas que se envolvem numa catividade). Percebeu-se também a importância da entreajuda, da referencia entre pares, para a capacitação e processo de resolução de conflitos e na ultrapassagem de obstáculos ou na criação de soluções. Quer-se também capacitar os dirigentes em competências relacionadas com a liderança de grupos, competências de motivação e gestão de equipas de trabalho, gestão e coordenação de catividades, bem como poder capacitá-los para a comunicação interpessoal assertiva.

C. CAFÉ CONCERTO

Implementado no concelho de Ponte de Sor, a Norte, este recurso surge devido à inexistência na comunidade de qualquer espaço de lazer noturno que promova a abstinência quanto ao consumo de substâncias psicoativas e como alternativa aos espaços de lazer noturnos existentes na comunidade local; escassez também de atividades promotoras das interação familiar e a existência, em simultâneo de preconceitos e alguma discriminação social na comunidade. Pretendeu-se assim criar um espaço de lazer noturno que promovesse os estilos de vida sem consumo de substâncias psicoativas na noite. Este recurso quer também aumentar a participação dos destinatários em atividades promotoras de estilos de vida livres de consumos, a promoção da enterração familiar e a promoção da heterogeneidade cultural e a inclusão social. No espaço Café Concerto formalizaram-se atividades diferenciadas que obtiveram a participação dos destinatários.

D. REVESTIR LOJA SOLIDÁRIA

O objetivo principal do recurso Revestir prende-se com a transformação de roupa em segunda mão, em peças mais estilizadas e possíveis de serem desejadas e usadas por toda a comunidade e não apenas por indivíduos em situação de exclusão social. Quer-se retirar toda a carga de estigmatização social que a elas estão associadas. Para isso quis-se também criar um novo conceito de loja solidária. O Revestir quer combater o cunho de solidariedade social como esmola e caridade e de uma forma empreendedora e criativa, transformar a roupa existente na loja solidária em peças mais atraentes e modernas. A loja, existente desde 2007, tinha baseado a sua intervenção social na recolha e distribuição de roupa junto da comunidade mais necessitada, mas com o passar do tempo surge a oportunidade e a necessidade de fazer mais e melhor, de forma a destigmatizar o conceito. Assim nasce um projeto de serviço á comunidade mas que cria recursos sustentáveis futuros e sobretudo, que satisfaz a necessidade dos seus destinatários.

E. MEG@ PRODUÇÕES

O projeto Meg@tivo foi aplicado no concelho de Cintra, nos bairros do Pendão e Pêgo Longo, Freguesia de Queluz e Belas. O projeto é realizado com os jovens dessas comunidades. O Meg@produções é uma linha de produtos elaborados pelos jovens através de reaproveitamento de materiais, na sua grande maioria papéis e cartões, com os quais se executaram cadernos, agendas, blocos de notas, postais e afins. Este recuso tinha como objectivo fundamental aumenta a participação dos jovens nas atividades desenvolvidas pelo projeto, garantindo a sustentabilidade ou a sua sustentabilidade parcial nas catividades que executavam. Queria-se essencialmente promover uma atitude proactiva e positiva face às dificuldades (neste caso aos escassos recursos financeiros e, por fim, criar um nicho de negocio sustentável, que poderia tornar-se um incentivo muito positivo ara todos os que participaram do projeto.

F. RECITELEPC

O recurso ReciTelePC é desenvolvido pelo projeto Távola Redonda, na freguesia de Caneças, Odivelas, Lisboa. Visa capacitar e autonomizar os seus destinatários nas áreas das TIC, permitindo ao mesmo tempo o acesso a material informático, a baixo custo, por parte dos mais carenciados. Assim, este Recurso pretende que os jovens sejam capacitados ao nível da informática, complementando o Curso IT Essentials da Cisco Systems, numa vertente mais prática, onde os destinatários da Távola Redonda aprendam a montar e a desmontar componentes informáticos. Depois de criados os novos computadores, estes serão depois vendidos a baixo custo ou oferecidos a famílias carenciadas que de outra forma não conseguiriam ter acesso a este tipo de equipamentos.

G. CIDADANIA ATIVA

O Recurso Cidadania Ativa elaborado pelo Projeto Áfri-Cá, no Bairro Dr. Francisco de Sá Carneiro em Caxias, foi testado nas 10 freguesias do Concelho de Oeiras. Este Recurso procura dar resposta a uma lacuna de conhecimentos, competências e experiências dos mais novos no âmbito da participação, cidadania e democracia, que afeta com particular incidência os jovens provenientes de contextos sócia-económicos vulneráveis, impedindo-os de dar o seu contributo e participar ativamente junto das estruturas de representação política e outras entidades com impacto no seu bem estar e na sua vida futura. A Cidadania Cativa consiste num programa de capacitação na área da cidadania e democracia participativa, para ser aplicado por técnicos locais junto de jovens com idades de pró-voto, entre os 14 e os 18 anos de idade, no sentido de os sensibilizar e preparar para o exercício de reflexão e de ação cívicos e políticos. Este Recurso tem um Manual de Apoio à Participação Local.

H. ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

A implementação deste projeto teve lugar em S. Brás de Alportel e pretendeu reduzir o défice de participação da população juvenil na sociedade portuguesa.. Desta forma pretende-se promover com este Recurso o desenvolvimento do espírito de cidadania dos mais novos, favorecer e dar protagonismo a uma geração juvenil, incentivar à criação de projetos comuns com vista à prática da democracia, respeito pelo próximo de cidadania; melhorar igualmente a qualidade de vida dos habitantes e incentivar esta população mais jovem a participar do crescimento e desenvolvimento da região que habitam.. O Recurso visa dotar os utilizadores e beneficiários de estratégias de intervenção com o intuito de promover atos de cidadania ativa.

I. THE PUPPET’S

O Recurso de Puppet’s – Amizade em movimento foi desenvolvido no bairro do lagarteiro, na cidade do Porto. O Recurso surge da paixão de dois jovens pela dança que começaram a ensaiar em coreografias na rua com a companhia de um rádio ligado a uma casa de um deles. Passadas algumas semanas, outros jovens se juntaram a passaram a ensaiar regularmente. Neste acaso começa a surgir um sentimento de identidade, lealdade e coesão de grupo e surge então o nome que o liga a todos: The Puppet’s. Este Recurso tem como objetivos o incremento da autodeterminação e autorrepresentação de grupos sociais em desvantagem; o combate à descriminação no meio social, cultural e laboral onde estes jovens circulam; e a projetos de empowerment dos profissionais e público-alvo.

J. HORTOBAIRRO

O HortoBairro, desenvolvido pelo projeto CLP Manteigadas, tem como objetivo aumentar a capacidade empreendedora dos jovens da zona de Setúbal, um território marcado pela industrialização. Aqui pretende-se desenvolver uma ferramenta de animação comunitária e criar um circuito entre os produtos de uma horta cultivada por eles, alguns produtos artesanais da região e uma loja solidária; tudo dinamizado pela comunidade que, com papéis diferenciados, partilham um mesmo objetivo – a requalificação do espaço. Para além de dinamizar processos de reciprocidade, capacitar com aprendizagens técnicas e aumentar a capacidade empreendedora dos utilizadores, o Recurso quer também promover a inclusão social, a autonomia a responsabilização ambiental e social e as questões de apropriação.

3. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

A. BOLA SOCIAL, FUTEBOL DE RUA

A fraca produção científica existente em Portugal no que respeita à inclusão no e pelo desporto, com especial enfoque para o futebol de rua, constituíram os principais fatores de motivação para a criação deste recurso que pretende constituir não apenas uma ferramenta de intervenção, mas também contribuir para a avaliação metodológica do futebol de rua na área das Ciências Sociais do Bairro Padre Cruz em Lisboa. A ideia é criar um suporte teórico-prático acerca da metodologia socio desportiva, nomeadamente do futebol de rua, enquanto estratégia de desenvolvimento de competências psicossociais e de inclusão social.

B. JOGO X

Este jogo foi concebido pelo projeto Poder Escolher, tendo sido aplicado numa escola básica de Povos, em Vila Franca de Xira, Lisboa. O Jogo X pretende desenvolver cinco áreas centrais de ajustamento psicossocial das crianças, designadamente a comunicação, cooperação com o grupo, resolução de problemas e gestão de conflitos, imagem corporal e identidade do género, afectos e autoestima. O desenvolvimento do programa deverá decorrer em contexto de sala de aula na presença do professor, por dois técnicos com formação na área de desenvolvimento infantil e intervenção comunitária.

C. VIDEOTECA DE ESCOLHAS

Este projeto abrangeu as crianças e jovens, bem como as respectivas famílias, de Castelo Branco, no Norte interior do país. A principal problemática observada que motivou a criação deste recurso prende-se com o facto de muitos dos destinatários do projeto terem lacunas graves no que diz respeito a competências básicas, como por exemplo a higiene. A principal intenção é desenvolver essas competências básicas, mas também, a nível da empregabilidade, o que se pretende é que os jovens (em idade ativa) saibam como procurar um emprego, fazer um CV, como se comportar em entrevista de trabalho, etc.

D. AGIR PARA NOVOS CAMINHOS

Este manual que tem origem na experiência de projetos desenvolvidos em territórios da zona de Sintra, tem por base a abordagem de diversas temáticas através da dinamização de atividades, utilizando metodologias muito específicas. Pretende-se conseguir trabalhar as competências pessoais e sociais nos jovens entre os 12 e os 18 anos de idade, de forma a reduzir os comportamentos sociais desajustados e ou desviantes, a desmotivação e o insucesso escolar ou até mesmo o abandono escolar que se tem vinco a verificar nesta zona. Usando de técnicas como o repela, dinâmicas d e grupo variadas, debates de temas, jogos pedagógicos, e troca de papéis, os jovens adquirem uma nova gestão dos seus comportamentos reduzindo aqueles menos desejáveis.

E. TASSE COM DIREITOS

Este recurso quer ir ao encontro da necessidade sentida em promover junto das crianças um aumento das suas competências de cidadania e participação, por se verificar uma diminuta capacidade de analisar criticamente o mundo que os rodeia, para argumentar, defender um ponto de vista ou pôr em prática uma dinâmica, uma ideia um projeto. A implementação deste recurso, pelas tarefas e questões que coloca, com as cartas que o acompanham no Kit, lança propostas concretas para reflexão e debate. O Tasse com Direitos é u jogo que visa a construção, por equipas, da Cidade dos Direitos. Para conseguir a missão, cada equipa deve, ao longo do jogo, conquistar pontos mediante a resolução de tarefas ou respostas a questões colocadas. Cada ponto equivale a um número de tijolos, que farão crescer uma cidade.

F. TRATA A SEXUALIDADE POR TU

O elevado número de adolescentes grávidas, os comportamentos de risco em relação à sexualidade e a existência de inúmeras relações afectivas onde reina a violência psicológica e física, foram o ponto de partida para a criação deste projeto. O Recurso pretende uma intervenção na promoção de comportamentos saudáveis face à sexualidade, a prevenção de gravidezes na adolescência, e a transmissão de doenças sexuais e o desenvolvimento de comportamentos e competências emocionais que possibilitem o estabelecimento de relações afectivas positivas.

G. CRIAR-TE

Este recurso surge de um conjunto de necessidades identificadas na sequência da avaliação da implementação de um projeto que intervinha com crianças e jovens em acolhimento institucional, e do alargamento de intervenção do projeto à comunidade envolvente, nomeadamente a alunos e crianças e jovens em risco ou com medidas tutelares educativas, residentes na freguesia de Santo Ildefonso, no Porto. A estratégia apresentada é inovadora, com uma intervenção baseada na educação não formal que promove o desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do envolvimento das crianças em atividades de cariz artístico, a dança, o teatro e a pintura.

H. ESCOLA POSITIV@

Em Sintra opera o projeto Raízes que continua a traduzir situações de vulnerabilidade extrema, tanto social como educativa, que não promove nem proporciona a igualdade de oportunidades em toda a comunidade, uma vez que neste território se encontram crianças filhas de pais imigrantes, que não dominam o recurso à língua de expressão portuguesa. Para tal, pretendeu-se um projeto que adaptasse os currículos escolares às necessidades e capacidades dessas crianças. Ao mesmo tempo foram acompanhadas todas as crianças, nos seus percursos escolares de primeiro ciclo, para que pudessem depois progredir de forma integrada e em igualdade de circunstâncias.

I. EDUCAÇÃO AEROESPACIAL

Este recurso pretende responder à falta de motivação, ausência de hábitos de trabalho e competências para trabalhar em grupo e também à desvalorização por parte dos jovens relativamente às matérias escolares expostas em contexto de sala de aula. O Recurso foi aplicado na zona de Sintra. Perante esta proposta os alunos conseguem mais facilmente percepcionar a importância do conhecimento adquirido em aula, valorizando o ensino para o percurso que escolha de vida futura. Através de atividades lúdicas, ou com aparente componente lúdica, as crianças entendem a escola como uma peça fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e social.

J. ANIMAÇÃO DE RECREIOS

Este projeto pretende responder aos problemas de violência em contexto escolar, através de animação dos recreios, quando as crianças se encontram em grupo ou em pequenos grupos distintos. A ideia é diminuir a violência neste contexto de recreio e em todo o contexto escolar, desenvolver e potenciar a criatividade das crianças e jovens para a execução das próprias brincadeiras, e através de brincadeiras de grupo criar competências sociais e pessoais que facilitem as relações interpessoais. O Recurso é constituído por uma manual que, passo a passo, demonstra como se constrói esta dinâmica de grupo, incluindo exemplos de jogos, esquemas de dinâmicas de animação, etc.

K. JOGOS MATEMÁTICOS

O Recurso da Maleta Pedagógica dos Jogos Matemáticos, desenvolvido no Minho, pretende responder à problemática do insucesso escolar, associado à desmotivação e desinteresse escolar, nomeadamente no que se refere à aprendizagem da disciplina de Matemática. A ideia é dotar as escolas de recursos auxiliares de ação pedagógica que funcionarão como estratégia de ensino das disciplinas circiais como a Matemática, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento de destrezas que promovam a concentração, a estratégia e o raciocínio, reforçando a aprendizagem de forma lúdica e experiencial. Serve também o recurso para diagnosticar casos de insucesso que precisam de ser trabalhados de forma particular e diferenciada.

L. STAFF, MEDIADORES DE PARES

O projeto é posto em pratica numa escola da Damaia, Amadora, Lisboa. Esta ferramenta surge como necessidade de envolver alunos reconhecidos pelos seus pares na organização ordeira de eventos e na prevenção e resolução de situações problemáticas ligadas à inatividade dos alunos durante o tempo livre. A ideia é sistematizar a prática da experiência de mediação de pares na escola e indicar algumas estratégias de acompanhamento e formação de alunos mediadores de pares. O exercício da função de mediador de pares na escola pressupõe um conjunto de competências que permitem aos jovens dar respostas a situações com que se deparam no espaço escolar, contribuindo para um clima de paz e de integração.

M. COMUNIC’ARTE

Este Recurso implementado em escolas de Setúbal, foi complementado com a ajuda da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, especificamente com os alunos do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala. Tendo em conta a existência de muitos jovens com dificuldades/inibições na interação social, relacionadas com fracas competências comunicativas e dificuldades de comunicação, de linguagem oral e escrita, que, por outro lado, potenciam o insucesso escolar, foi desenvolvido este Recurso com a intenção de atenuar o problema. O objectivo é diminuir a incidência das dificuldades de aprendizagem associadas às dificuldades de comunicação, através de métodos de ajuda para o melhoramento de alguns aspetos ligados à fala, à linguagem expressiva, à postura corporal e à expressão não-verbal. Melhorar a capacidade de comunicação tanto em contexto escolar, numa intenção de aprendizagem, como na relação interpessoal. No programa foram envolvidos grupos de jovens, com problemas de comunicação, com a ideia de potenciar a sua progressão escolar, aumentando de igual forma a sua autoestima e auto confiança.

N. BIBLIOTECA ANDARILHA

Este projeto foi posto em prática nas Olaias, em Lisboa, um bairro social, em contexto de sala de aula. O projeto pretende focar-se no desinteresse pela leitura e estigmas a ela associados, com o intuito de reverter e motivar para o prazer da leitura. A Biblioteca móvel desenvolve competências de leitura a partir de estratégias pedagógica ativas que implicam a participação ativa dos destinatários na sua gestão e organização. Quer-se uma aproximação ao livro a partir da curiosidade, da diversidade, da partilha, da autonomia e da responsabilidade e cooperação de todos os que participam.

O. CONTAS COMIGO: MATEMÁTICA EM AÇÃO

Este projeto desenvolvido em dois bairros sócias de Guimarães, envolveu as escolas, onde se verificava um enorme número de insucesso escolar à disciplina de Matemática. O Recurso tem como objectivo fundamental despertar o interesse das crianças do 1º ciclo de ensino, ara disciplina da matemática; adequando o seu ensino á fase de desenvolvimento das crianças dessa idade; consciencializando ao mesmo tempo sobre a importância e presença da matemática na vida diária. Ao criar competências na área e promovendo o sucesso desses alunos, consegue alcançar-se igualmente a inclusão social e escolar desses alunos. Quer-se desmistificar a ideia de que a Matemática é uma disciplina do domínio do abstracto e de que será sempre o problema do ensino escolar para a maioria das crianças, combatendo-se o seu desinteresse ligado a esse mito, promovendo o seu sucesso, aguçando a sua curiosidade essencial.

PARCEIROS

Nu.kre.pe à gmail.com orientatesdr.pe à tese.org.pt bxbprojovem.pe à rumo.org.pt dar.a.costa.pe à gmail.com metas2.pe à gmail.com trilhosinova.pe à gmail.com planetaameixoeira.pe à gmail.com inconformadus.pe à gmail.com escolhaviva.pe à gmail.com magativo à gmail.com ptavolaredonda.pe à gmail.com africa.byp.pe à gmail.com aventura.pe à gmail.com lagarteiroeomundo.pe à gmail.com clpmanteigadas.pe à gmail.com bolaprafrente.pe à futrua.org poderescolher.pe à gmail.com avidaacores.pe à gmail.com novosdesafioll.pe à gmail.com escolhassaudaveis.pe à gmail.com tasse.pe à mail.telepac.pt bomsucessoolhao.pe à gmail.com escolhasemmovimento.pe à gmail.com projectoraízes4.pe@gmail.com oscacas.pe4 à gmail.com acreditar.pe à gmail.com incluir.pe à gmail.com academiaescolamais.pe à gmail.com vaipe.projectoescolhas à gmail.com escolhasnobairro.pe à gmail.com csi.guimaraes.pe à gmail.com encontros.pe à adcmoura.pt Skillz.pe à gmail.com teatroibisco à gmail.com maisjovem.pe à gmail.com t3tris.pe à gmail.com geracaotecla.pe à gmail.com projectogiro.pe à gmail.com

PARCEIROS FINANCEIROS

ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural

POPH – PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO, PROMOVIDO PELO QREN, QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL

UNIÃO EUROPEIA, FUNDO SOCIAL EUROPEU

PROMOTORES

Programa Escolhas www.programaescolhas.pt Rua dos Anjos 66, 3º Esquerdo 1150-039 Lisboa Telefone: 00351 218 103 060, 00351 218 103 079